Pente-fino do INSS: o que posso fazer?

O INSS ainda está convocando todos os segurados que possuem os benefícios de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez para uma nova perícia, o chamado pente-fino.

O objetivo do governo é efetuar uma varredura em cidadãos que possuem o benefício sem mais a necessidade do mesmo. Porém, em muitos casos, o benefício é cessado injustamente e deve-se ingressar com ação judicial para corrigir tal erro.

Mais de 500 mil pessoas em todo o país já passaram pela perícia do INSS e tiveram seu benefício cortado. A estimativa é que o INSS corte 80% destes benefícios até o final desse ano.

Como saber se preciso agendar uma perícia? 

Primeiramente, idosos com mais de 60 anos não precisam se preocupar, não entrarão no pente-fino. Oriento ligar no 135 ou ir ao INSS pessoalmente, verificar a necessidade e já agendar.

O que levar no dia da perícia? 

Leve todos os atestados que tiver referente a doença, vá ao médico antes do dia da perícia e atualize seus exames, receitas e laudos médicos.

E se o meu benefício for cortado, o que fazer? 

Há realmente a necessidade do benefício? Se houver, procure um advogado previdenciário para ingressar com o pedido judicialmente.

Ruslan Stuchi

OAB/SP 256.767

 

⟹ Solicitar atendimento jurídico